domingo, 4 de agosto de 2013

STAR WARS: UMA HISTÓRIA SEM FIM


[PUBLICADO ORIGINALMENTE EM ROLLING STONE (BRASIL)#75; DEZEMBRO DE 2012]



George Lucas anunciou no dia 30 de outubro (2012) a venda de seu império para a Disney, que produzirá uma aparentemente infinita série de novos filmes de STAR WARS, começando com Episódio VII, previsto para 2015. Lucas não vai escrever ou dirigir os filmes, o que liberará a franquia para novos criadores. Mas como criar uma nova trilogia à altura da sequencia encerrada em O Retorno do Jedi? Fizemos essa pergunta a alguns de nossos roteiristas e diretores favoritos.







DAMON LINDELOF (criador de LOST)

"Gosto da idéia de que algo aconteceu entre O Retorno do Jedi e estes novos filmes, algo que separou todo mundo e causou algum grande problema. O filme seria sobre reunir o elenco original para um encontro final, em parceria com quem quer que vá carregar a tocha de lá para a frente. Sei que Harrison Ford fez um lobby para que Hans Solo fosse morto, por isso ele seria o primeiro a quem eu ligaria, caso estivesse produzindo: 'Finalmente podemos tornar o seu sonho realidade, mas não podemos matá-lo sem você'."






VINCE GILLIGAN (criador de BREAKING BAD)

"Acho que você teria que criar um novo vilão e um novo herói, e deixar que isso se desenrolasse de um jeito novo. Sou da velha guarda - adoraria ver o roteirista Lawrence Kasdan na franquia novamente, porque ele escreveu o melhor dos três episódios, O Império Contra-Ataca."







JON FAVREAU (diretor de IRON MAN)

"Na trilogia original havia essa sensação da Força como um segredo mágico. Gosto da idéia de que, mais à frente no futuro, ela se torna ainda mais bem guardada. Assim, você tem a situação após a destruição da segunda Estrela da Morte, o que está acontecendo com a Rebelião e com o Império, e a questão de como a ordem dos Jedis renascerá. Tudo se reduz a histórias muito pessoais e emocionais, dentro do que com certeza será épico."







KEVIN SMITH (diretor de CLERKS)

"Minha idéia é 'Star Wars: Exército de Fett' - um filme inteiro com Bobba Fett. Eu tinha 9 anos quando inventei isso. Bobba Fett arruma uma tecnologia de viagem no tempo e passa por toda a história da série. Ele poderia matar Jar Jar antes que encontrasse Anakin. E no fim ele luta contra Darth Vader. Viu? É por isso que eles não me chamam. Eles deveriam contratar o Jon Favreau."







POST-SCRIPTUM:

Só espero que não façam nenhuma cagada com os honoráveis Cavaleiros Jedi...