terça-feira, 13 de abril de 2010

FILÓSOFOS EM AÇÃO!








































Gostaria de indicar um livrinho muito legal, do qual eu já tinha conhecimento há algum tempo, mas não conseguia encontrar de jeito nenhum no Rio de Janeiro. Finalmente, agora, adquiri um exemplar, e posso dizer que valeu a espera. É realmente muito bom!

Trata-se de FILÓSOFOS EM AÇÃO (‘Action Philosophers!’), da autoria de Fred Van Lente (roteiro) e Ryan Dunlavey (arte), com tradução de Eliane Gallucci, e publicado pela GAL Editora (ISBN 978-85-61780-00-5) em 2008.

O enredo da obra trata do desenvolvimento do pensamento de diversos filósofos ao longo da História, desde Platão até Freud, passando por Nietzsche e Santo Agostinho, por exemplo, com bom humor e através da linguagem dos quadrinhos!

Além de divertidíssimo é altamente informativo e didático: em minha opinião, deveria ser de leitura obrigatória nas escolas secundárias, ou mesmo no curso básico das faculdades de filosofia e comunicação social. Tente encontrar um exemplar; pode ser difícil, mas você não vai se arrepender. Só pra dar uma idéia melhor, aqui vai a transcrição da contra-capa:

Quem disse que a filosofia não pode ser muito divertida?

PLATÃO: campeão de luta-livre na Grécia antiga! NIETZSCHE: o super-homem! BODHIDHARMA: grão-mestre do kung fu! SANTO AGOSTINHO: santo... mas nem tanto! FREUD: o homem que mudou o sexo! JUNG: descobridor do inconsciente coletivo! JOSEPH CAMPBELL: o especialista em mitologia que inspirou a saga ‘Star Wars’... e não ganhou um centavo por isso!

Conheça as idéias e as vidas destes e de outros filósofos que ajudaram a mudar as mentes do mundo em ‘Filósofos em Ação’, um grande sucesso de público e crítica nos Estados Unidos. Criada por Fred Van Lente (Contos da Cripta, 'Wolverine: First Class') e Ryan Dunlavey ('Comic Book Comics', 'Diarrhea Dog'), a obra ganhou o prestigiado Prêmio Xeric de incentivo aos quadrinhos em 2004 e vem conquistando fãs com sua mistura inusitada de filosofia e bom-humor. Usando conceitos modernos e referências a filmes, histórias-em-quadrinhos e cultura pop, os autores levam a um novo patamar o conceito de “ensina e diverte”.

“Engraçado e inteligente. Totalmente irreverente e criativo.” – Publisher’s Weekly

“Nunca foi tão divertido compreender as grandes idéias que fizeram de nosso mundo a bagunça que é hoje!” – Tom Morris, autor de ‘E Se Harry Potter Dirigisse a General Electric?’

“Exageros e linguagem moderna são usados para criar explicações de maneira memorável. A imagem do Village People nos banhos gregos é hilariante. A seção sobre Santo Agostinho é quase visualmente indescritível, com personagens que lembram robôs gigantes japoneses, os Novos Deuses de Jack Kirby e os Smurfs.” – Comics Worth Reading

“Quer uma ótima história contada com humor e que ainda ensina algo? Quer gastar seu dinheiro com uma história em quadrinhos e não pensar depois ‘Droga, que desperdício!’? Leia Filósofos em Ação.” – Silverbulletcomics.com

“Filósofos em Ação é uma das melhores misturas entre educação e diversão que os quadrinhos já viram.” – Érico Assis, Omelete.com.br

É isso aí!


OS QUATRO JUDEUS QUE MUDARAM O MUNDO





































Primeiro veio Moisés e disse: as leis são TUDO!

Depois veio Jesus e disse: o amor é TUDO!

Aí veio Freud e disse: sexo é TUDO!

Quando TUDO estava se acalmando, veio Einstein e ferrou de vez dizendo: TUDO É RELATIVO...