terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AS CHUVAS NO RIO: MAIS DE 1.000 MORTOS



Não vou nem entrar no mérito quanto a responsabilidade (ou falta dela) das autoridades federais, estaduais e municipais na tragédia que se abateu sobre a população do estado do Rio de Janeiro nos últimos dias. Até porque já falei sobre isso ano passado ao transcrever a crônica "O RIO TEVE DUAS ENCHENTES: A CHATA E A DRAMÁTICA" de Arnaldo Jabour (Jornal da Globo, em 08/04/2010), que pode ser lida aqui neste 'blog', algumas postagens atrás. Ao invés disso farei apenas uma sugestão: que tal ser solidário e contribuir com a campanha de doações às vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, etc.)? Vamos doar um pouco que seja à essa população que perdeu tudo e estaremos fazendo um grande bem em nossas vidas e nas dos nossos semelhantes.

É muito triste ver pessoas tão perto de nós passando por tamanho sofrimento, vendo familiares e entes queridos, mães, pais, maridos, esposas, filhos, filhas, e mesmo animais de estimação, perderem suas vidas de forma tão dramática, ou vendo suas casas e seus pertences serem arrastados pela correnteza de água barrenta; vendo, enfim, seus sonhos e planos de futuro serem destruídos por uma catástrofe que, apesar de natural, poderia ter tido suas consequencias mais drásticas no mínimo amenizadas se as devidas providências houvessem sido tomadas pelas autoridades governamentais. Tempo e aviso não faltaram. Mais uma vez fica no ar a pergunta que não quer calar: até quando?  

Chama a atenção nessa história toda a cara-de-pau de alguns políticos (a grande maioria, apesar de haver exceções), responsáveis diretos ou indiretos pelas distorções que foram se acumulando ao longo do tempo e que resultaram nessa catástrofe sem precedentes em nosso país, bem como pela falta de iniciativa em saná-las, a não ser quando o mal já está feito. De qualquer forma, e apesar de tudo, o que cabe neste momento não é apontar culpados e sim prestar nossa solidariedade às vítimas de mais essa enchente no Rio de Janeiro. As doações podem ser sob a forma de alimentos não-perecíveis, material de higiene pessoal, roupas, brinquedos e até sangue, em diversos postos de arrecadação.

Vamos dar uma força, pessoal!


POST-SCRIPTUM:



O título original desta postagem era "As Chuvas no Rio: Mais de 700 Mortos"; depois tive que atualizar para "Mais de 800 Mortos", conforme iam sendo descobertas novas vítimas fatais da tragédia; e, agora, por fim, fui obrigado a atualizar novamente para "Mais de 1.000 Mortos"...