sábado, 26 de março de 2011

LEONARD 'SPOCK' NIMOY FAZ 80 ANOS





Leonard Nimoy,  o  ator  que  encarnou  um  dos personagens  mais  icônicos  da TV, do cinema e da cultura popular em geral  a  partir da década de 1960  e  até os dias de hoje,  o legendário Sr. Spock  de  'Jornada   nas   Estrelas'   (Star Trek), completa 80 anos  de  uma vida plena em que se destacou não  somente como ator e diretor, mas também como um talentoso fotógrafo e escritor.


Nimoy nasceu em 26 de março de 1931 em Boston, Massachusetts, apenas quatro dias depois de William Shatner (seu parceiro de aventuras, o capitão James Kirk, em Star Trek), tendo estreado no cinema no início da década de 1950 fazendo pequenas aparições em filmes como Zombies of the Stratosphere e em seriados de TV como Gunsmoke e Dragnet.






O sucesso veio com a série televisiva de ficção-científica 'Jornada nas Estrelas' (Star Trek), que foi ao ar entre 1966 e 1969 (e que completa, portanto, também neste ano de 2011, seu quadragésimo-quinto aniversário) e logo depois com 'Missão Impossível' (Mission Impossible), seriado de ação ambientado no mundo da espionagem, entre 1969 e 1971. Em 1977 ele estrelou a peça Equus, na Broadway, além de ter apresentado um episódio da série televisiva "In Search Of...", do History Channel, que abordava a vida e a obra do trágico e genial pintor Vincent Van Gogh. No cinema, além de atuar em diversos filmes, foi o diretor de Star Trek III (1984) e Star Trek IV (1986), bem como da comédia de sucesso 'Três Solteirões e Um Bebê' (Three Men and a Baby), em 1987, entre outros.







Autor de diversas coleções de poesia, três livros sobre fotografia e duas autobiografias – 'Eu Não Sou Spock' (I Am Not Spock), de 1975, e 'Eu Sou Spock' (I Am Spock), de 1997 – , Leonard Nimoy não pensa em se aposentar, e há boatos de que estaria no elenco de The Hobbit, 'prequel' de 'O Senhor dos Anéis' (The Lord of The Rings), se não de corpo presente pelo menos dublando a voz do dragão Smaug.







Meus sinceros parabéns a este carismático ator que deixou uma marca indelével no inconsciente coletivo de diversas gerações e na cultura popular do século XX. Seu personagem mais marcante, o mestiço comandante Spock, oficial de ciências da nave estelar Enterprise, filho de mãe terráquea e pai alienígena (um embaixador do povo extraterrestre que habita o fictício planeta Vulcano, localizado fora do sistema solar), tornou-se notável por seu comportamento ditado pela mais pura lógica e supostamente desprovido de emoções. Uma de suas citações favoritas era a exclamação “Fascinante!” quando diante do inesperado ou surpreendente.

Como diria o próprio Sr. Spock em sua saudação tipicamente vulcana: “Vida longa e próspera!”.







POST-SCRIPTUM:


Meus mais sinceros parabéns, Sr. Leonard 'Spock' Nimoy! (Eu adoro esse cara...)