sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TRAGÉDIA ANUNCIADA

                                                                                                           



Mais de 200 mortos. 

Cento e tantos internados, mais de 80 em estado crítico.

Este é o trágico saldo de vítimas do incêndio na boate "Kiss" em Sta. Maria, município do Rio Grande do Sul.

Segundo a imprensa, tudo começou com o uso indevido de fogos de artifício exclusivos para ambientes externos usados pela banda contratada para animar uma festa que visava angariar fundos para a formatura de uma turma de universitários.

De acordo com os relatos, a tal banda tinha consciência da inadequação dos fogos para uso em lugares fechados mas, aparentemente, resolveu arriscar com o objetivo de economizar algum dinheiro. Tal fato, conforme divulgado, era de conhecimento dos proprietários da boate, cuja irresponsabilidade vai mais além por terem instalado aquela espuma inflamável no teto da casa noturna sem autorização das autoridades competentes. 

Isso tudo sem falar em outras irregularidades, como ausência de saídas de emergência e extintores de incêndio em situação suspeita.

E agora?

O que dizer aos familiares das vítimas?

Alguém será responsabilizado e punido na forma da lei?





POST-SCRIPTUM:


Os únicos sentimentos que me assaltam quando penso muito neste assunto são de tristeza, ódio e vingança. Além de muita vergonha e indignação. Vergonha sim, ainda que indireta, pela incompetência generalizada das autoridades que poderiam evitar tais tragédias com providências simples, antes das mesmas acontecerem. Quanto à indignação, é a mesma de todos os brasileiros: melhor nem comentar...