segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SEGUIDORES? NÃO, OBRIGADO!



Qual o sentido de manter um 'blog' que, a princípio, não faz a menor questão de criar um séquito de seguidores?

Simplesmente porque entendo este espaço mais como uma oportunidade de divulgar e compartilhar cultura em praticamente (quase) todas as suas vertentes (não por esnobismo ou qualquer tipo de pretensão, mas por interesse genuíno), algo como um 'site' que se pode visitar eventualmente e descobrir coisas novas e interessantes, do que como uma espécie de 'diário' onde me sentiria constantemente obrigado a emitir opiniões (geralmente inócuas) ou a tagarelar incessantemente sobre amenidades, produzindo tiradas 'engraçadinhas' (não que eu não os faça eventualmente, mas me incomoda sobremaneira ter de escrever por obrigação para atender a expectativa de terceiros).

Tudo isto me fez lembrar aquela frase popular: "Não me segue que eu não sou novela!". Mas, falando sério, dada a frequencia bissexta com que faço minhas postagens (inclusive por falta de tempo), não considero propositada uma atitude de autopromoção tão ostensiva que me leve a solicitar a uns e outros que se tornem meus 'seguidores'.




Prefiro, ao contrário, assumir uma posição meio marginal neste labirinto digital que é a internet e apostar na surpresa da descoberta não-intencional (ou mesmo induzida) por parte de navegantes curiosos que venham a tornar-se visitantes eventuais, talvez tão bissextos quanto a própria natureza deste 'blog', ou até mesmo, quem sabe, comentaristas assíduos (desde que tenham algo inteligente a declarar).

De qualquer forma esta não é minha preocupação imediata, mas sim poder exercer minha liberdade de expressão, tanto em meu próprio benefício (psicológico, principalmente) ao desabafar pela via literária minha revolta contra aquilo que considero abuso e arbrítrio, quanto em benefício (por mínimo que seja) da coletividade denunciando o descaso das autoridades com a coisa pública.





E mais: tentando promover, humildemente, a disseminação da arte, da ciência, da filosofia, da informação e do entretenimento, com bom-humor (apesar de nem sempre conseguir...).



POST-SCRIPTUM:



Por tudo isso e algo mais é que eu digo e repito: seguidores? Não, obrigado!