quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FLAMENGO




Desde meus comentários apaixonados a respeito de um jogo ocorrido ano passado - quando Ronaldinho Gaúcho ainda atuava no rubro-negro - em que fiz "previsões" precipitadas (para dizer o mínimo), prometi a mim mesmo que não mais falaria sobre futebol; mas sabe como é, torcedor é torcedor e não se contenta em ficar calado, principalmente se for flamenguista e às vésperas de um jogo contra o time do Vasco da Gama, sempre um grande rival.

Entretanto, dessa vez (e em possíveis outras, no futuro) vou procurar ser bem mais comedido e cauteloso, até porque, apesar de ser o segundo colocado no Grupo B, com 7 pontos (a mesma pontuação do líder Fluminense) e vir de uma vitória, por sinal sofrida, o Flamengo encara amanhã, quinta-feira, dia 31 de janeiro, às 19:30 no Engenhão, o líder do Grupo A (com 9 pontos) e o time com melhor aproveitamento no Estadual, o Vasco da Gama.

Apesar de ambos estarem invictos até agora e bem colocados nos respectivos grupos, trata-se de um clássico carioca, válido pela quarta rodada da Taça Guanabara, e qualquer previsão a respeito do resultado é mera especulação. O máximo que um torcedor pode fazer é justamente aquilo que o define: torcer! Mas sem falar demais, pois quem o faz acaba pagando mico...





POST-SCRIPTUM:


O que mais me causa ansiedade no momento é aguardar a estréia do novo camisa 10 do Fla, Carlos Eduardo, emprestado pelo 'Rubin Kazan' da Rússia por, pelo menos, 18 meses. Disputado por diversos clubes brasileiros (Santos, Fluminense e Internacional), o meia-atacante de 25 anos revelado pelo Grêmio espera estrear em "bem menos de um mês" (segundo suas próprias palavras), ou seja, ainda durante a Taça Guanabara. Ibson que se cuide, mas tenho cá minhas dúvidas a respeito do novo reforço, uma vez que ele vem de longa recuperação de uma contusão e não joga há mais de um ano. O jeito é esperar para ver. 





Nas oito rodadas da fase classificatória da Taça GB, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B, em um único turno. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais deste turno (primeiro do A x segundo do B, primeiro do B x segundo do A), sendo que os primeiros colocados têm a vantagem do empate. Na decisão, num único jogo, se somente um finalista foi o primeiro colocado de A ou B, joga pelo empate. Se ambos forem primeiros colocados ou segundo colocados em seus respectivos grupos, joga pelo empate aquele que tiver o maior número de pontos. O campeão da Taça GB fica automaticamente classificado para as finais do Estadual, disputando o título em duas partidas contra o vencedor da Taça Rio, o segundo turno do campeonato. Boa sorte a todos!