segunda-feira, 18 de outubro de 2010

VOTE NULO NO SEGUNDO TURNO




NÃO SUSTENTE CORRUPTOS E BANQUEIROS!

A atual eleição para presidente ilustra bem a lamentável situação a que chegou a farsa representada pelos supostos responsáveis pelas instituições políticas brasileiras, assim como a credulidade de uma população disposta a se agarrar a qualquer fiapo de esperança que se lhe apresente.


O texto a seguir foi resumido e adaptado a partir de um ensaio escrito pelo ideólogo anarquista BOB BLACK (“Groucho-Marxismo”, tradução de Michele de Aguiar Vartuli, Conrad Editora, 2006) e, em minha modesta opinião, cai como uma luva não só em relação à referida eleição, mas – e principalmente – em relação ao contexto geral da política brasileira.





 A MENTIRA NO ESTADO

Precisamos de uma fenomenologia da mentira. Como a essência imanente e onipresente de nossa sociedade, a mentira não merece menos; e já é hora dela ter o que merece. Vamos ser honestos sobre a desonestidade. Como ‘eles’ nos enganam? Deixe-me contar as formas.

Algumas formas de fraude, especialmente aquelas exercidas cara a cara, são altamente refinadas. Uma névoa fina desce sobre as pessoas usando qualquer uma de várias expressões idiomáticas compartilhadas, que supõe estar dizendo algo quando estão apenas emitindo sinais, barulhos, que provocam reações similares. Na verdade não passam de ruído. Muito mais expressão do que comunicação, na melhor das hipóteses elas dizem menos do que parecem dizer, e a melhor das hipóteses é rara, nesses casos.

A epítome da enganação consensual é a autocontradição transformada em jargão especializado. No outro extremo da engambelação sofisticada está a prevaricação pura e simples. Como cigarros, mas sem mensagens de advertência, essas mentiras costumam vir em pacotes. O mundo dos negócios (existe outro?) contém ocupações inteiras de profissionais da falsidade. Há ramos que pressupõe mais do que confundir de leve o consumidor comum: eles sapecam mentiras gigantescas sobre uma população ludibriada por questão de necessidade profissional. Ainda assim, políticos são os mentirosos ideais. É para mentir (além de dar ordens) que nós lhes pagamos, ou melhor, que eles se pagam com os nossos impostos.

Que as autoridades, como os autoritários que as invejam, mentem sistematicamente, não é nenhuma novidade. Mas elas refinaram, ou ao menos aumentaram, seus embustes. Nossa complexa sociedade, baseada no consentimento por coerção, criou modos de manipulação tão avançados que a falsidade pode ser minimizada, até eliminada sem que a verdade venha à tona.

O sistema nos inunda com informações tão triviais que chegam a merecer o nome desgastado de “dados”, até que os poucos assuntos de importância real sejam expulsos da mente. O conhecimento é fragmentado em ilhas artificiais e confiado a especialistas endógamos. No mundo acadêmico, essas exclusividades merecem as conotações sadomasoquistas da denominação que recebem: “disciplinas”. A divisão social da mão-de-obra – estilhaçando uma vida, que deveria ser experimentada integralmente, em “papéis” padronizados à força –, estendida à consciência, se reproduz ao mesmo tempo em que oculta sua passagem.

Regras e papéis nos tornam tão intercambiáveis quanto os bens cuja produção é a nossa destruição. Não admira que, como Karl Marx observou uma vez antes de se tornar um político, a única linguagem compreensível que temos é a linguagem das nossas posses conversando entre si. Precisamos de outra. E precisamos de ocasiões sem pressa e sem pressões para um repouso sem palavras. A revolução requer uma expressão idiomática antiidiota que expresse o até agora indizível. O amor que não ousa dizer seu nome tem vantagens sobre o outro, caluniado por rótulos, cujo nome é tomado em vão e nunca devolvido aos seus donos legítimos.

A corrupção da linguagem promove a corrupção da vida. É na verdade o seu pré-requisito. Um primeiro passo rumo à paz e a liberdade – impossível agora, sob a sociedade de classes e sua arma, o Estado – é chamar as coisa por seus verdadeiros nomes.

IMPOSTO É FURTO!






POST-SCRIPTUM:




Sejamos, portanto, honestos também com relação ao furto; que se furte de quem tem muito, para dar a quem não tem (praticamente) nada. O lendário personagem Robin Hood deve muito de sua longevidade e popularidade a este mesmo tipo de honestidade quanto ao furto. Ou seja, ele roubava dos ricos para dar aos pobres.

E ainda, na medida em que os primeiros núcleos de concentração de riqueza que deram respaldo à legitimação da dominação política surgiram da prática predatória de apropriação indébita daquela propriedade que era comum a todos, ou seja, a terra, (este sim o “pecado original”) estar-se-á meramente realizando um ato de justiça, mesmo que insuficiente, ao taxar-se apenas aquela mínima parcela da população detentora de uma parcela máxima das propriedades (sejam elas de que tipo for, grandes fortunas do mercado financeiro, heranças milionárias e latifúndios, aí prioritariamente incluídos), a fim de financiar qualquer iniciativa de bem estar público, assistencialista ou não.

Voltando ao famoso ladrão e justiceiro inglês e, paralelamente, ao imaginário popular, vale lembrar aquele velho ditado: “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”. Desde que, evidentemente, não seja para encher os próprios bolsos e os dos "aliados políticos".

E, sinceramente, mais de um trilhão de reais em arrecadação de impostos é muito dinheiro! Onde estão os investimentos em educação, saúde e segurança públicas compatíveis com tamanha quantia? Temos aqui um exemplo típico de inversão de valores: rouba-se dos pobres para dar aos ricos...