quarta-feira, 28 de abril de 2010

FUTEBOL: ARTE, LAZER OU NEGÓCIO?




































[in TOQUE DE LETRA: http//lanceactivo.com.br/]


O que é o futebol? Arte, lazer, ou apenas mais uma profissão, mais um negócio lucrativo que apenas visa o resultado? Será que, quando foi criado no século XIX numa escola inglesa, o professor queria uma diversão, uma nova forma de praticar esporte, ou ele estava pensando em uma profissão?

Alguns me dirão que não estamos mais no século XIX, que hoje o futebol gera milhões de dólares e que os clubes dependem de resultados; eu responderia: e onde está a graça nisso, qual a graça de ter um futebol onde a única coisa importante é o resultado? Será esse o triste fim do futebol? Será mesmo que deixará de ser uma diversão para se tornar mais uma profissão, mais uma forma de ganhar dinheiro?

Trabalho ou lazer? Quando olhamos para o futebol, devemos olhar sob qual ótica? Será que existe platéia para assistir a uma reunião de uma grande empresa? Será que alguém paga para ver a construção de uma estrada, de um prédio? Pois qual a diferença? São homens trabalhando também, assim como os jogadores de futebol nos dias atuais.

Hoje, quando começa um jogo de futebol, tudo que se houve é “queremos profissionalismo”. Eu quero diversão, quero ver sim o jogador mais habilidoso dar 'sainha' (caneta, rolinho, depende da região), dar chapéu, drible da vaca, bicicleta, letra, calcanhar; se for para ver homens trabalhando vou a uma obra, onde muitos ganham centésimos do que os grandes jogadores ganham, trabalhando de sol a sol para dar o sustento de suas famílias.

Muito se fala em respeito, ou desrespeito, mas o que é desrespeitar o adversário? Mostrar que você é mais habilidoso do que ele é desrespeito? Fazer uma brincadeira? Ou dar pontapé, bater e depois sair aplaudido pela torcida, como muitas e muitas vezes vemos jogadores fracos fazerem e ainda saírem de campo como heróis; heróis do que?

Como diz a frase de um autor por mim desconhecido, “o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”, ou seja, o futebol é importante sim, como diversão, como lazer e distração; não deve ou, pelo menos, não deveria ser levado tão a sério. Entretanto, deve ser reconhecida a devida importância de seu objetivo original, que é o de divertir as pessoas. Quando isso voltar a acontecer, com certeza não veremos mais pessoas morrendo e matando porque seu time perdeu.

O futebol tem que deixar de ser o 'ópio do povo', para voltar a ser no máximo a cerveja de final de semana.


POST-SCRIPTUM:




Concordo em gênero, número e grau. E você?